
Sete horas e quarenta e cinco da manhã: portões fechados. Treze e horas e quarenta e cinco: idem. Dezenove horas, fechado. Muitas perguntas têm surgido com a questão do fechamento dos portões do Guaracy nos últimos dias. O GUARACY buscou informações da Direção para responder a uma questão que tem sido frequente: “Porque estão fechando os portões da escola?”.
Todos já ouviram falar da violência que sofreram os alunos da Escola Tasso da Silveira, no Rio, o que abriu uma discussão sobre a segurança nas escolas do Brasil. Será que isso afetará ao Guaracy? No mínimo é questionável. Muitos veem como impossível que isso ocorra em nossa escola, outros cobram preparos para evitar. O que se fazer? Também tem sido bastante comum identificar nas listas de chamada alunos com presença nas primeiras aulas e faltas nas últimas, de acordo com a Secretaria da Escola, no Ensino Médio e nos Cursos Técnicos. Os alunos vão embora, saem de aulas, o que é contra a regra da escola. Eles têm consciência para assumir a responsabilidade de sair de suas aulas e da escola, mas isso tem acontecido em números muito elevados, o que faz pensar na questão do êxodo escolar.
Por tudo isso, por segurança e controle da saída dos alunos fora dos horários, foram tomadas algumas medidas – acertadas junto aos Representantes de Classe em reuniões que ocorreram entre os dias 19 e 25 de abril. As medidas vão desde o controle e fechamento dos portões da escola até a realização de projetos e obras que viabilizem esse controle, que serão realizadas dentro em breve.
A medida mais imediata é que os portões da escola ficarão fechados prioritariamente nos horários de aula. Tais horários serão divulgados para todos os alunos, de várias formas. Durante os horários entre os cursos, ou seja, entre o Ensino Médio e os Técnicos da Noite, o portão ficará aberto, não havendo nenhuma restrição à locomoção dos alunos. Haverá, porém, nos horários de abertura do portão, um funcionário responsável por fiscalizar se quem entra na escola é um aluno, professor, funcionário. Caberá ao aluno se identificar. Para facilitar, a Secretaria da Escola passará a expedir, no custo de R$ 8,00, a Carteirinha Escolar, com as informações do aluno e da escola, que também poderá ser usada para o direito da meia-entrada em cinemas, teatros, etc. Para mais informações sobre a Carteirinha, informe-se com o Representante de sua Classe.
Até o final do ano serão instaladas catracas eletrônicas para o controle de entrada e saída dos alunos, um projeto antigo da escola. Colhemos várias entrevistas com os alunos, cuja maioria se mostrou favorável às catracas, pois, segundo eles representará uma melhoria para a escola. Alguns alunos também se mostraram desfavoráveis, por questões como a verba. Estamos vivendo uma renovação na escola. Temos de estar todos unidos para seus resultados serem positivos.